Como dar nome aos acordes - Parte 2 - Pt 3

Dicas práticas

O importante depois de todo esse nosso estudo é que você tenha assimilado o raciocínio que tivemos. Note como existem inúmeras possibilidades e combinações diferentes para se montar um mesmo acorde. Aqui no final nós apresentamos um exemplo de Em7(9), mas poderíamos escrever mais uma dezena de páginas mostrando outras opções de desenhos para esse mesmo acorde.

 

Aos poucos, à medida que for praticando e fazendo exercícios, você irá visualizar mais rapidamente as opções, pois vai conhecer melhor o braço do instrumento e também vai ter alguma bagagem teórica de acordes já decorados. Tudo isso permitirá uma visualização cada vez mais rápida e precisa.

 

Durante todo esse estudo nós montamos os acordes utilizando como referência as notas, mas esse não é o caminho mais rápido. O caminho mais rápido é pensar automaticamente em função dos graus.

 

Por exemplo, para montar o acorde Em7(9), você pode procurar direto o nono grau, pois conhece o desenho da escala maior e sabe contar os graus! Nesse caso, você não teria que pensar que o nono grau é a nota F#. Você apenas procuraria o nono grau (contando os números dentro da escala maior) e pronto, encontraria o nono grau mesmo sem saber que nota é.

 

Repare que essa maneira de pensar é mais rápida, pois não é preciso pensar que o nono grau é a nota F# para então procurar o F# no braço do instrumento.

 

Obviamente, se você domina bem as notas em todo o instrumento, esse processo será automático, e você provavelmente vai preferir pensar nas notas do que nos graus. Nosso estímulo é que você se empenhe nisso!

 

Nós apresentamos aqui o processo mais didático possível. Pensar nas notas ou somente nos graus vai ser uma escolha sua. Tudo vai depender de sua prática e gosto pessoal.

 

Uma ótima forma de exercitar esses conceitos todos aprendidos é tentar montar diversos acordes e depois conferir as respostas com algum dicionário de acordes. Fica a dica.

 

Antes de finalizarmos esse estudo, vamos mostrar as nomenclaturas mais utilizadas nas cifras. Colocamos esse complemento na parte 3 desse tópico, não deixe de conferir! 

Página Anterior

 Parte 3