Como dar nome aos acordes - Parte 2 - Pt 2
Outro exemplo prático - Pt 2
Vamos procurar outra opção mais universal que possamos aplicar em qualquer contexto. Vamos tentar utilizar esse outro F#:
Esse F# ficaria no lugar da nota Sol. Já vimos no exemplo anterior que não podemos fazer isso, pois esse é o terceiro grau (é ele quem diz que o acorde de Mi em questão é menor). Utilizando esse F# no lugar do terceiro grau, o acorde ficaria suspenso.
Ficamos sem opções? Não, se o problema é a nota Sol, podemos tentar encontrar outro Sol que substitua aquele! Veja abaixo como existe outro Sol perto do acorde que estamos fazendo:
Se utilizássemos esse Sol, ele ficaria no lugar da nota Si. Mas o Si já está dobrado (aparece duas vezes), então não há problema!
Nosso desejo foi atendido, conseguimos acrescentar um F# sem prejudicar o acorde Em7, repare abaixo como ficou nosso acorde:
Tente fazê-lo no seu violão. Teve alguma dificuldade? Provavelmente sim, pois fazer uma pestana com o dedo 4 ou com o dedo 3 não é mole! Alguns guitarristas de jazz gostam de fazer isso, mas creio que seja uma minoria. Então vamos cogitar a hipótese de não tocar a última nota, o Si, pois isso facilitaria muito nosso desenho na hora de montar o acorde.
E aí, podemos fazer isso?
Lembre-se do que comentamos a respeito do quinto grau, que ele pode ser omitido sem prejudicar a nomenclatura do acorde.
Então está resolvido! O acorde não está tão completo e “cheio” como os anteriores que tentamos montar, mas está em uma versão bem fácil de se fazer e a sonoridade está agradável. Veja abaixo nosso resultado final:
Essa é a versão mais comum que você vai encontrar nos livros e dicionários para o acorde Em7(9).




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