Notas Alvo - Pt 3

Aproximação mista, cromática e por graus conjuntos

3) Aproximação Mista: É mesclar as duas aproximações anteriores. Use sua criatividade! Podemos, por exemplo, no acorde de Mi menor, chegar até a nota E de forma ascendente, depois chegar até a nota G de forma descendente, etc. Ou ainda, podemos tocar ambas as notas que estão acima e abaixo antes de finalizar na nota de acorde. Mostraremos estes exemplos abaixo. Sobre o acorde de Dó, mostraremos a mescla de ascendente com próxima nota descendente; sobre o acorde de Mi menor, mostraremos a mescla de descendente com próxima nota ascendente; e sobre os acordes de Fá maior e Sol maior, mostraremos uma mescla aleatória de tudo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Aproximação Cromática: A ideia aqui é a mesma que tivemos para as aproximações diatônicas, a única diferença é que, em vez de tocar uma nota posterior ou anterior que pertence à escala maior, tocaremos notas que estão um semitom antes ou depois da nota de acorde, ou seja, notas da escala cromática. Apesar de serem notas que não pertencem ao campo harmônico da música, elas servirão como notas de passagem, pois o efeito cromático faz nosso ouvido "aceitar" essa reprodução. Faremos um tópico específico para mostrar mais exemplos desse assunto, pois ele pode ser bem explorado e utilizado. Aqui, apenas estamos explicando e introduzindo a ideia. No caso de Mi menor, a sequência então seria (numa aproximação ascendente): D# - E, F - G, A# - B. Segue abaixo algumas aplicações para os demais acordes:

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

5) Aproximação por Graus Conjuntos: Trabalhar graus conjuntos é utilizar os mesmos conceitos de aproximação ascendente e descendente para fazer sequências mais longas antes de se chegar à nota alvo. Por exemplo, podemos chegar até a nota G por aproximação ascendente conjunta. Para tanto, em vez de tocar somente F - G, podemos vir desde C fazendo isso: C - D, D - E, E - F, F - G. Isso vale tanto para aproximações ascendentes, como para descendentes, mistas ou cromáticas. Exemplos:

 

 

 

aproximação mista
aproximação cromatica
aproximaçao por graus conjuntos
mais exemplos aproximaçao graus conjuntos

Página Anterior

Continua